sexta-feira, fevereiro 6, 2026
Google search engine
HomeEconomiaBIS alerta para dupla bolha…

BIS alerta para dupla bolha…

Mercado financeiro global com gráficos de ações e ouro
Análise do dia
Segunda-feira, 08 de dezembro de 2025

BIS alerta para “dupla bolha” em ouro e ações enquanto mercados aguardam corte de juros do Fed

Ouro dispara mais de 60% no ano e bolsas seguem em máximas históricas, alimentadas por tecnologia e IA. O órgão que reúne os principais bancos centrais do mundo fala em “comportamento explosivo” dos preços e acende o sinal amarelo às vésperas da reunião decisiva do Federal Reserve.

Os mercados globais começaram a semana em compasso de espera, com investidores praticamente apostando em um corte de juros pelo Federal Reserve na quarta-feira. As bolsas operam próximas da estabilidade, mas em níveis recordes em diversos índices, enquanto o ouro segue em uma escalada pouco comum para um ativo visto tradicionalmente como porto seguro.

Em relatório divulgado nesta segunda-feira, o Bank for International Settlements (BIS), conhecido como o “banco central dos bancos centrais”, chamou atenção para a alta simultânea de ações e ouro, algo que descreve como um fenômeno raro em pelo menos cinco décadas. Segundo o estudo, os dois ativos exibem neste ano um padrão de preços considerado “explosivo”, o que levanta dúvidas sobre a formação de uma possível “dupla bolha” nos mercados.

O ouro já acumula mais de 60% de valorização em 2025, caminhando para o melhor desempenho anual desde o fim da década de 1970. Ao mesmo tempo, índices acionários globais são puxados por grandes empresas de tecnologia e inteligência artificial, que seguem registrando lucros elevados e investimentos bilionários em data centers e infraestrutura digital.

Para o BIS, o risco não está apenas na chance de correção forte em um desses mercados, mas na possibilidade de queda conjunta de ações e ouro. Nesse cenário, faltaria um ativo tradicional de proteção para investidores e para os próprios bancos centrais, que vêm aumentando significativamente suas reservas em ouro nos últimos anos.

O alerta surge em um momento em que o Federal Reserve se prepara para sua última decisão de política monetária de 2025. O consenso no mercado é de um corte de 0,25 ponto percentual, mas o foco estará no grau de divisão do comitê e nas pistas sobre o ritmo de afrouxamento ao longo de 2026. Uma comunicação mais dura pode provocar ajustes importantes em bolsas, câmbio e juros futuros já nesta semana.

Além do Fed, outros bancos centrais importantes — como Canadá, Suíça, Austrália e Brasil — também tomam decisões de juros nos próximos dias, em um ambiente em que a inflação dá sinais de alívio, mas ainda permanece acima das metas em várias economias. A combinação entre liquidez abundante, apetite por risco e avanços tecnológicos mantém o cenário positivo para ativos financeiros, mas o diagnóstico do BIS reforça que a estabilidade dessa alta está cada vez mais em teste.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments